37 Semente Vegetal Preguiçosa

Agricultura e do solo. controle de poluição, recuperação do solo, húmus e novas técnicas agrícolas.
mca37
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 7
Inscrição: 17/07/18, 09:32
Localização: Passeios Indre e Loire 37
x 4

37 Semente Vegetal Preguiçosa




pela mca37 » 17/07/18, 15:32

Bom Dia,

Apresento-vos o espaço que alugamos para horta.
Trata-se de um lote de 200 m2 inserido num conjunto de jardins em loteamento. Estes jardins foram criados em antigos pântanos. Esta parcela foi cultivada até Novembro de 2017 com: rebento / fertilizantes / pesticidas... estrume de cavalo há 2 ou 3 anos. As lavouras eram batata e feijão (juntos ou não não sei) segundo informações retiradas de vizinhos. Há ali árvores de fruto: ameixeiras, figueiras, pereiras, bem como uma vinha e um telheiro, ou seja, um espaço cultivável para hortaliças com cerca de 140 m2, creio eu.

Antes de nossa chegada, nosso vizinho havia capinado duas vezes com herbicida :(. Sobreviveu: cavalinha, trepadeira (campos e sebes) e pimpernel escarlate.

Uma primeira observação do solo diz-nos que é argiloso-argiloso, ácido, compactado, não estruturado e saturado em azoto, a sua capacidade de retenção de água é boa.

Nossas primeiras ações foram: tirar as cavalinhas, quebrar a crosta superficial, semear e plantar.

Uma área foi semeada com uma mistura de melíferas para cobrir o solo e alimentar sua fauna, outra com cucurbitáceas para cobrir o solo, uma parte ficou 'nua' esperando o tempo de cultivá-la, isso também nos permite conhecer as ervas daninhas que crescem neste solo, o restante é atualmente cultivado, mas aguarda para ser coberto.
Hoje outras ervas daninhas mostram as pontas das folhas: quartos de cordeiro, gramíneas, asteráceas...

Vi anúncios de venda de feno em um site local e conhecido. Na maioria das vezes, trata-se de feno para animais cortados em junho. Dada a acidez do solo e a sua saturação de azoto, é melhor usar feno ou palha? e este é o momento certo para colocar um ou outro?
1 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela Did67 » 17/07/18, 16:18

O que te faz dizer que está saturado de nitrogênio??? A priori, Acho que não, mesmo que um terreno baldio ainda seja "rico" (a fertilidade foi reabastecida ou está em processo de reposição).

O nitrogênio, normalmente, é lixiviado e "naturalmente", sem ação humana, tendemos a um equilíbrio que é antes um solo de horta que consideraremos como "pobre" ou "mal fornecido" (no que diz respeito às "necessidades" dos vegetais , se quisermos produtividade "significativa").

As plantas nitrófilas, indicadoras de saturação de nitrogênio, são as urtigas. Também aygopodium, alho selvagem, cutelos, ...

As cucurbitáceas são bastante exigentes e a sua exuberância irá informá-lo. Se eles se destacarem e forem verdes escuros, então sim, o nitrogênio pode ter se acumulado.

Saber que um terreno baldio que é desmatado é sempre bastante rico nos primeiros 2 ou 3 anos, pela mineralização de tudo o que ali existia.

Os parâmetros que você fornece (argila-silte, ácido, etc.) resultam de análises de solo (na sua parcela ou em parcelas vizinhas)??? Porque você não menciona outros "acidófilos" típicos de ambientes úmidos além da cavalinha: samambaias,...

Minha crença, mas não é uma religião, é que o feno tem todas as vantagens da palha, sem o seu principal defeito, a “fome de nitrogênio”. Nutre muito melhor os organismos do solo... porque é mais equilibrado. Sua principal desvantagem: pode ser difícil encontrá-lo/transportá-lo. E então, você tem que apoiar o riso dos vizinhos, que geralmente não estão convencidos (eufemismo) no início! Mas não necessariamente bons agrônomos. Às vezes, religiosamente “seguidores” de “métodos”!
0 x
mca37
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 7
Inscrição: 17/07/18, 09:32
Localização: Passeios Indre e Loire 37
x 4

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela mca37 » 05/08/18, 22:30

Um erro da minha parte é argila arenosa e não argilosa, embora haja lodo, proporção não sei, testes simples feitos para modelar a terra, e depósito. É uma antiga área de horta inundada pelo Loire que trouxe lodo e foi convertida durante várias décadas em hortas em parcelas.

Do lado das ervas daninhas, vemos atualmente o surgimento, além da trepadeira, da cavalinha, das gramíneas e das asteráceas: quarto de cordeiro, amaranto e beldroegas. Todos comestíveis, mas têm má reputação entre os nossos vizinhos... e devo admitir que são invasivos, embora no momento apreciemos a cobertura e proteção do solo que isso gera.

Dúvidas, iniciante, muitas surgem...
Quanto às cucurbitáceas (abobrinha, abóbora, abóbora): apesar do calor/seca e de não as regarmos, elas florescem muito. Acho que está começando a aparecer o oídio (manchas esbranquiçadas, porosas, redondas que vão cobrindo gradualmente toda a folha, tornando-a amarelada). Se bem entendi, trata-se de um fungo, que necessita de esporos, de uma temperatura mínima (acho que neste momento bastante atingida...) e de humidade ou água para se desenvolver. Há vários dias que não regamos (pelo estado das folhas e pelo desenvolvimento das plantas parece desnecessário) apesar do calor. Então de onde viria essa umidade/água? do chão? Quais são as condições para o desenvolvimento do oídio (se houver), na mesma temperatura do oídio? Como limitar a propagação do oídio sem usar vários fungicidas? Tendo semeadas tardiamente, estas plantas encontram-se em processo de floração/formação de frutos. Isso corre o risco de comprometer as colheitas?

Temos duas plantas de abobrinha longa e sem crescimento crescendo lado a lado e observe: uma tem mais folhas, maiores e mais flores masculinas em proporção na planta e a outra planta, a outra tem mais flores femininas e abobrinha ;) embora mais insignificante na aparência (menos folhas). São plantas da mesma variedade, semeadas no mesmo dia, com distância inferior a um metro entre as plantas. É coincidência ou quando várias fábricas ficam lado a lado assim, elas se “especializam”?

Uma pergunta (não perguntas...) para os morangos... Você está falando em cobri-los com BRF em vez de feno, uma exceção. Se eu seguisse em frente, o BRF é particularmente rico em nutrientes, provenientes de madeira viva, cortada após a queda das folhas e depois triturada. Você usa BRF porque os morangos são descendentes dos morangos silvestres e isso lhes fornece um alimento mais próximo de suas condições iniciais de vida do que o feno. Na floresta para mim são as folhas e galhos mortos que chegam ao solo, suponho (sem ter ido verificar), que há pouca madeira viva que chega ao solo. Então, por que usar BRF em vez de galhos, galhos e folhas mortas? Embora eu entenda que o BRF é mais rico em nutrientes, de alguma forma parece mais distante do ambiente original. Então essa escolha se deve ao fato de que em uma horta a fauna/flora do solo é diferente e mais capaz e eficaz em fornecer rapidamente os nutrientes da BRF do que galhos/folhas mortas menos ricos? Necessidade de nutrir mais rapidamente o solo, os seus habitantes e, portanto, as plantas? Uma questão de quantidade para trazer (suponho que para trazer tanto quanto a BRF você precisaria de mais materiais, ou até mesmo que é impossível trazer tanto com esses materiais)? Uma escolha pela facilidade de fornecimento (tamanho e reaproveitamento dos cortes das árvores frutíferas)?
1 x
mosw
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 6
Inscrição: 29/10/17, 21:03
x 6

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela mosw » 07/08/18, 22:00

Só para informação: tenho um terreno no mesmo local e este é o segundo ano que o cubro principalmente com feno.
O pH da terra nua é 7.0. Sob o feno caiu para 5.0.
0 x
mca37
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 7
Inscrição: 17/07/18, 09:32
Localização: Passeios Indre e Loire 37
x 4

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela mca37 » 09/08/18, 23:47

Olá Mosw,

Dentro e ao redor de Tours há muitos locais para hortas em parcelas. Você se importaria de especificar onde o seu está localizado? O nosso fica do lado de La Riche.
Também aproveito isso para outras perguntas : Wink: Onde você encontra feno suficiente e como levá-lo para os jardins? Como você avaliou o pH (análises laboratoriais precisas?)
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela Did67 » 10/08/18, 23:24

mosw escreveu:Só para informação: tenho um terreno no mesmo local e este é o segundo ano que o cubro principalmente com feno.
O pH da terra nua é 7.0. Sob o feno caiu para 5.0.


Incrível.

Para cavar.

Você pegou o solo e não a camada superior de matéria orgânica em decomposição?
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela Did67 » 10/08/18, 23:26

mca37 escreveu:
Do lado das ervas daninhas, vemos atualmente o surgimento, além da trepadeira, da cavalinha, das gramíneas e das asteráceas: quarto de cordeiro, amaranto e beldroegas. Todos comestíveis, mas têm má reputação entre os nossos vizinhos... e devo admitir que são invasivos, embora no momento apreciemos a cobertura e proteção do solo que isso gera.

Dúvidas, iniciante, muitas surgem...
Quanto às cucurbitáceas (abobrinha, abóbora, abóbora): apesar do calor/seca e de não as regarmos, elas florescem muito. Acho que está começando a aparecer o oídio (manchas esbranquiçadas, porosas, redondas que vão cobrindo gradualmente toda a folha, tornando-a amarelada). Se bem entendi, trata-se de um fungo, que necessita de esporos, de uma temperatura mínima (acho que neste momento bastante atingida...) e de humidade ou água para se desenvolver. Há vários dias que não regamos (pelo estado das folhas e pelo desenvolvimento das plantas parece desnecessário) apesar do calor. Então de onde viria essa umidade/água? do chão? Quais são as condições para o desenvolvimento do oídio (se houver), na mesma temperatura do oídio? Como limitar a propagação do oídio sem usar vários fungicidas? Tendo semeadas tardiamente, estas plantas encontram-se em processo de floração/formação de frutos. Isso corre o risco de comprometer as colheitas?

Temos duas plantas de abobrinha longa e sem crescimento crescendo lado a lado e observe: uma tem mais folhas, maiores e mais flores masculinas em proporção na planta e a outra planta, a outra tem mais flores femininas e abobrinha ;) embora mais insignificante na aparência (menos folhas). São plantas da mesma variedade, semeadas no mesmo dia, com distância inferior a um metro entre as plantas. É coincidência ou quando várias fábricas ficam lado a lado assim, elas se “especializam”?

Uma pergunta (não perguntas...) para os morangos... Você está falando em cobri-los com BRF em vez de feno, uma exceção. Se eu seguisse em frente, o BRF é particularmente rico em nutrientes, provenientes de madeira viva, cortada após a queda das folhas e depois triturada. Você usa BRF porque os morangos são descendentes dos morangos silvestres e isso lhes fornece um alimento mais próximo de suas condições iniciais de vida do que o feno. Na floresta para mim são as folhas e galhos mortos que chegam ao solo, suponho (sem ter ido verificar), que há pouca madeira viva que chega ao solo. Então, por que usar BRF em vez de galhos, galhos e folhas mortas? Embora eu entenda que o BRF é mais rico em nutrientes, de alguma forma parece mais distante do ambiente original. Então essa escolha se deve ao fato de que em uma horta a fauna/flora do solo é diferente e mais capaz e eficaz em fornecer rapidamente os nutrientes da BRF do que galhos/folhas mortas menos ricos? Necessidade de nutrir mais rapidamente o solo, os seus habitantes e, portanto, as plantas? Uma questão de quantidade para trazer (suponho que para trazer tanto quanto a BRF você precisaria de mais materiais, ou até mesmo que é impossível trazer tanto com esses materiais)? Uma escolha pela facilidade de fornecimento (tamanho e reaproveitamento dos cortes das árvores frutíferas)?


Relançar-me em breve.

Estou escrevendo algumas mensagens esta noite sentado no chão com um teclado que não é francês...
0 x
mca37
Descobri econológico
Descobri econológico
mensagens: 7
Inscrição: 17/07/18, 09:32
Localização: Passeios Indre e Loire 37
x 4

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela mca37 » 23/08/18, 09:17

Obrigado Didier por reservar um tempo para ler e responder, apesar das condições.

Do lado da cucúrbita, continuam a florescer apesar do oídio (?), sem tratamento ou abastecimento de água. As abobrinhas continuam dando (bem para as compridas porque a base das rodelas... depois de 4 lindas abobrinhas, parece querer dar uma pausa...). As abóboras formadas vão adquirindo gradualmente a cor laranja ou verde consoante a variedade, e continuamos a redireccionar os caules destes estolhos para o interior do jardim para evitar a invasão dos vizinhos ;) A produção parece indiferente à presença de cogumelos nas folhas e até mesmo as hastes que continuam a se alongar. O que responde a algumas das minhas perguntas sobre este assunto. Então às vezes você só precisa esperar e observar...

Eu lhe darei as perguntas após as reuniões de permacultura.
0 x
phil53
Grande Econologue
Grande Econologue
mensagens: 1376
Inscrição: 25/04/08, 10:26
x 202

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela phil53 » 23/08/18, 10:50

Relativamente às abóboras, uma nota para mim no 44, os meus pés correm livremente. Quando chegam na grama alta não produzem frutos. Um pé chegou ao nível das amoreiras e subiu 50cm, formaram-se 2 frutos grandes. Cerca de 2kg cada.
Isso significa que seria necessária grama para eles produzirem nos 3m que correm na grama?
0 x
Avatar de l'utilisateur
Did67
mediador
mediador
mensagens: 20362
Inscrição: 20/01/08, 16:34
Localização: Alsácia
x 8685

Re: 37 Sementes De Legumes Preguiçosos




pela Did67 » 23/08/18, 11:02

Aqui, uma boa observação.

A primeira coisa que tentarei é fazê-los subir: 3 estacas em "tenda indígena"; uma malha de arame forte como as que colocamos em lajes de concreto ????

Talvez a escalada altere o fluxo hormonal e isso "desbloqueie" a floração / frutificação. Apenas uma ideia ...
0 x

 


  • tópicos similares
    Respostas
    Visualizações
    mensagem dernier

Voltar para "Agricultura: problemas e poluição, novas técnicas e soluções"

Quem está online?

Usuários navegando neste forum : Não há usuários registrados e convidados 199